Ictiologia

O Laboratório de Ictiologia (LabIctio) do Instituto de Oceanografia da FURG foi criado no final da década de 1970 pelo Dr. Labbish N. Chao. Atualmente, o LabIctio é liderado pelos professores Dr. Alexandre M. Garcia e Dr. João P. Vieira, contando com a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores no Brasil e exterior.

As nossas linhas de pesquisa são focadas na ecologia das espécies de peixes dulcícolas, estuarinas e marinhas, principalmente investigando a influência de mudanças climáticas no comportamento das espécies. O LabIctio atua em um monitoramento de longo prazo (projeto PELD-ELPA) envolvendo atividades de campo mensais, no qual se avaliam principalmente a influência de atividades antrópicas sobre a abundância e composição de peixes, eventos climáticos de longo e curto prazo e seus efeitos sobre as espécies, e alterações nas interações tróficas da comunidade em decorrência de alterações climáticas.

Também se investiga como diferentes espécies de peixes migradores podem transferir energia entre os ambientes de água doce–estuário–mar através da sua movimentação e interações alimentares utilizando técnicas como microquímica de otólitos e isótopos estáveis.

O LabIctio na Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB) e na Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PPGBAC), ambos no mestrado e doutorado.