Histórico

 

A localização geográfica privilegiada da cidade do Rio Grande, às margens do canal que liga as águas do Oceano Atlântico ao estuário da Lagoa dos Patos, propiciou a implantação de um importante porto marítimo já no século XVIII, e mais tarde despertou a atenção para a importância de estudos relacionados com o ambiente marinho. O primeiro passo que levou ao desenvolvimento das Ciências Marinhas neste região, foi a criação da Sociedade de Estudos Oceanográficos do Rio Grande em 20 de março de 1953 por um grupo de entusiastas, entre os quais destaca-se o proeminente malacólogo Prof. Eliezer de Carvalho Rios. Em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal, localizado no interior da praça principal da cidade, esta Sociedade instalou o Museu Oceanográfico, onde eram desenvolvidas pesquisas e foi implantada uma exposição para visitação, contribuindo para despertar na população local o interesse pelas ciências do mar. No ano de 1973, foi criado o Centro de Ciências do Mar na FURG, destacando-se a implantação da Base Oceanográfica Atlântica, em abril de 1978, que concentrou pesquisas em seus seis núcleos: Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Oceanografia Físico-Química, Avaliação Pesqueira e Tecnologia Alimentar do Pescado. No ano de 1977 os centros foram extintos por ocasião da Reforma Universitária e criados os departamentos, levando também à incorporação da Base Oceanográfica Atlântica ao Departamento de Oceanografia. Após trinta anos, no ano de 2008, os departamentos foram extintos e criados os Institutos. Nesta atual estrutura, o Instituto de Oceanografia (IO-FURG) congrega todos os pesquisadores e alunos de 4 programas de Pós-graduação e dois de graduação na área de Ciências Marinhas: além do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB), os programas de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGGC), Aquicultura (PPGAQUI) e Oceanografia Física, Química e Geológica (PPGOFQG).


A FURG, percebendo o potencial de sua inserção geográfica e a capacidade integradora desta condição para as diversas áreas de conhecimento, instituiu como sua Filosofia e Política, aprovada pelo Conselho Universitário no ano de 1987 (Resolução 14/87), sua vocação natural para o estudo do Ecossistema Costeiro, buscando alcançar e aprimorar a compreensão das inter-relações entre os organismos que o constituem, incluindo-se aí o homem, e o meio ambiente. Desde então, a ação da FURG, voltada ao ambiente marinho e costeiro, passou a se fazer presente em todos os seus cursos de graduação e de pós-graduação.
 
 

Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica

Do ponto de vista acadêmico, o pioneirismo da FURG no estudo das Ciências Marinhas foi marcado pela implantação, no ano de 1970, do primeiro curso de Graduação em Oceanologia do Brasil. Já em 1978 houve a criação do curso de Mestrado em Oceanografia Biológica, aprovado para funcionamento pelo Ministério da Educação e Cultura (Of. 42/78-SE/CNPG), tendo como primeiro coordenador o Prof. Ulrich Seeliger. A evolução constante deste curso levou a criação do Doutorado em Oceanografia Biológica em 1992, amparado pelo Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), no qual coube à CAPES o gerenciamento da formação de recursos humanos.

Ao longo de seus 38 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB) evoluiu de forma permanente em direção à excelência máxima em suas atividades acadêmicas e científicas, o que lhe confere, atualmente, o conceito 6 no sistema de avaliação da CAPES. No final do ano de 2015, o PPGOB atingiu a formação de 116 doutores e 338 mestres entre os quais 30 (7%) eram estrangeiros que encontraram na FURG a oportunidade de seu desenvolvimento acadêmico e científico.

 

 


 Disponibilização dos Editais da Seleção na página do Sistema de Inscrições à Pós-Graduação (SIPOSG) da FURG: www.siposg.furg.br. Para acessar o edital, clique na aba da esquerda em “Mestrado” ou “Doutorado”, depois em “Oceanografia Biológica” e em “Seleções”

 

EDITAL PNPD 2016

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão de doutor para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/CAPES, conforme instituído pela Portaria nº 86, de 3 de julho de 2013. 

1. OBJETIVOS DA SELEÇÃO:

O processo de seleção para a vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/CAPES tem por objetivo promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, reforçando os grupos de pesquisa e programas de pós-graduação nacionais.

2. DAS VAGAS

2.1 Será disponibilizada 1 (uma) cota para ingresso, com bolsa de estudos do Programa Nacional de Pós-Doutorado MEC/CAPES (PNPD), com duração conforme definido no item 9 deste edital.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Do período e do local

3.1.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 21 de novembro a 30 de novembro de 2016, facultando ao candidato: a) pessoalmente pelo interessado ou seu procurador que deverá apresentar procuração por instrumento público ou particular, acompanhada de cópia do documento de identidade, junto à Divisão de Protocolo – Campus Carreiros – Av. Itália Km 8; b) por via postal, exclusivamente por SEDEX, que será admitida desde que o candidato franqueie a remessa da documentação no período de inscrições.

 

ATIVIDADES

 Divulgação 21/11/2016

Período das inscrições 21/11 a 30/11/2016

Homologação das inscrições 01/12/2016

Resultado final 05/12/2016

Entrega da documentação necessária para implementação da bolsa 05/12/2016

 


 

O processo de Seleção ao Mestrado e Doutorado do PPGOB, para ingresso no 1o. semestre de 2017, a ser realizado na FURG, obedecerá o seguinte cronograma:

 

 Lançamento do EDITAL: 14 de outubro de 2016

Período de inscrições: 17 de outubro a 10 de novembro de 2016

Dia 14 de Novembro, segunda-feira, às 14h h: Reunião da Comsel para homologação das inscrições e elaboração das Provas de Mestrado e Doutorado. 

PROVAS:

28/11/2016, Segunda-feira:

10:00 h - PROVA DE TRADUÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) (9:00 h nos estados/países fora do horário do verão).  (FURG, Pav 4, sala 4114)

Duração: 60 min.

(locais de prova DE MESTRADO fora de Rio Grande serão divulgados no edital)

11:00 h - Reunião para correção da Prova de Tradução do DOUTORADO (local a ser determinado).

14:00 h – PROVA DE CONHECIMENTO DO MESTRADO (13:00 h nos estados/países fora do horário do verão). (FURG, Pav 4, sala 4114)

Duração: até 4 horas.

14:00 hPublicação da lista de candidatos ao DOUTORADO, aprovados na Prova de Tradução (no mural da Secretaria do PPGOB e na página do Siposg, na internet).

29/11/2016, Terça-feira:

A partir das 08:30 h - ENTREVISTAS sobre os Planos de doutorado, aos alunos que forem aprovados na Prova de Tradução (entrevistas por ordem alfabética). (FURG, Pav 4, sala 4114) (duração  aprox. 30 min. por candidato)

Até 17:00 h – Publicação da lista de candidatos ao DOUTORADO, aprovados no Plano de Tese (plano escrito e defesa do plano), no mural da Secretaria do PPGOB e na página da Siposg, na internet.

30/11/2016, Quarta-feira:

08:30 – Entrega do Texto para a Prova de Interpretação de um Texto Científico, aos candidatos ao DOUTORADO, aprovados na Prova de Tradução e no Plano de Tese.

01/12/2016, Quinta-feira:

08:30 - Início da Prova de Interpretação do Texto Científico (DOUTORADO) distribuído no dia anterior. (FURG, Pav 4, sala 4104)

Duração: até 4 horas

Cronograma e escalas da seleção:

Dia Hora Etapa
28 de novembro 10:00 Prova tradução mestrado/doutorado
11:00 Correção prova tradução doutorado
14:00 Publicação lista aprovados tradução doutorado
14:00 Prova conhecimento mestrado
15:00 Prova conhecimento mestrado
16:00 Prova conhecimento mestrado
17:00 Prova conhecimento mestrado
29 de novembro 8:30 Entrevistas doutorado
17:00 Publicação lista aprovados entrevista doutorado
30 de novembro 8:30 Entrega texto de interpretação doutorado
01 de dezembro 8:30 Prova interpretação de texto doutorado
9:30 Prova interpretação de texto doutorado
10:30 Prova interpretação de texto doutorado
11:30 Prova interpretação de texto doutorado
17:00 Publicação lista aprovados doutorado

 

 

Locais de realização das Provas de Mestrado do

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA -  FURG


Florianópolis

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Sala 316 - CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) - manhã

Sala 301- à tarde

Contato: prof. Carlos Alberto Eiras Garcia

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fortaleza

Instituto de Ciências do Mar (Labomar)

Sala de Reuniões

Av. da Abolição, 3207, Meireles, Fortaleza, Ceará,

Contato: profa. Cristina Rocha Barreira

Tel: (085) 3366-7008

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Recife

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Campus Dois Irmãos

Departamento de Pesca e Aquicultura (PRÉDIO NOVO)

Laboratório de Piscicultura Marinha

Av. Dom Manoel Medeiros, s/n, Dois Irmãos

52171-900 Recife, PE

Contato: prof. Ronaldo Cavalli

Tel: (081) 3320-6519

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Campus Carreiros, Pav. 4, Sala 4115

Contatos: Prof. Erik Muxagata ou Profa. Virginia M. Tavano

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Biologia- Depto de Biologia Marinha

Lab. de Fitoplâncton - FITOMAR

Ac. Carlos Chagas Filho, 373

Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ

CEP 21949-902, Brasil

Contato: profa. Denise R. Tenembaum

Tel: (021) 3938-6305

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

São Luis

Sala do Mestrado PPG Sustentabilidade de Ecossistemas

Depto de Oceanografia e Limnologia  (DEOLI) CCBS-UFMA

Av dos Portugueses 1966 Campus do Bacanga

CEP 65080805, São Luís, MA

Contato: Prof. Ricardo Luvizotto

Tel: (98) 32728597

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

São Paulo

Universidade de São Paulo

Instituto Oceanográfico

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia

Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária

CEP 05508-120 - São Paulo (SP)

Contato: prof. Eduardo Siegle

Tel: (011) 3091-6584, 3091-6528

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.