Os principais objetivos do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB) são os de proporcionar conhecimentos aprofundados no campo da oceanografia biológica e preparar recursos humanos para a pesquisa científica, o magistério superior e o mercado de trabalho não acadêmico.

Especificamente, o PPGOB almeja:


a) ampliar e difundir o conhecimento sobre a oceanografia biológica dos ambientes marinhos e costeiros do Brasil e suas inter-relações com o oceano global;

b) fornecer mão-de-obra especializada e de alto nível para o crescente mercado nacional de profissionais ligados às ciências do mar auxiliando, também, os tomadores de decisão em temas ligados ao mar;

c) formar profissionais de capacidade acadêmico-científica de alto nível, capacitando e qualificando as ciências do mar no país e, desta maneira, propiciar a inserção do Brasil, com qualidade, nos fóruns internacionais da área;

d) promover a integração científica e aplicada entre os profissionais ligados às ciências do mar da FURG, do Brasil e da comunidade internacional e;

e) contribuir para o desenvolvimento e integração regional, nacional e internacional buscando parceiros em outras instituições de ensino para a Integração das Ciências do Mar.

Perfil do egresso:

Os egressos formados em nosso programa de pós-graduação estão capacitados a investigar as relações ecológicas entre os componentes bióticos e abióticos dos ambientes costeiros e marinho e atuar em áreas aplicadas como oceanografia pesqueira, poluição marinha, modelagem ecológica, gerenciamento ambiental, biotecnologia marinha e conservação da biodiversidade. Os ambientes e sistemas ecológicos aonde atuam nossos egressos são muito diversos e se estendem desde estuários, águas costeiras e mar profundo do sudoeste do Oceano Atlântico, até toda a Zona Econômica Exclusiva brasileira, as ilhas oceânicas tropicais e a região Antártica.

Nos programas de Mestrado e Doutorado são exigidos para a formação, no mínimo 24 e 48 créditos, respectivamente. Do total, 2 e 6 créditos no Mestrado e Doutorado, respectivamente, poderão ser obtidos através de produção científica, como segue:
a) Como primeiro autor, até 01 (um) crédito para 02 (dois) resumos de trabalhos apresentados em Congresso(s), ou 01 (uma) publicação completa em anais de congresso.
b) Como primeiro autor, a critério da Coordenação, até 03 (três) créditos por trabalho publicado e/ou incondicionalmente aceito em revista com corpo editorial ou capítulo de livro.
c) Como co-autor, a critério da Coordenação, até 02 (dois) créditos por cada trabalho publicado e/ou incondicionalmente aceito em revista com corpo editorial, ou capítulo de livro.
Também são computados 2 e 4 créditos pelo estágio docência aos alunos de mestrado e doutorado, respectivamente. Embora no programa não existam disciplinas obrigatórias, algumas delas são fortemente sugeridas para todos os alunos, como Metodologia Científica I e II e Fundamentos de Oceanografia. Estas disciplinas têm um papel importante para a formação geral do aluno, garantindo um nivelamento do conhecimento em Oceanografia e auxiliando na formulação de projetos de pesquisa.