Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha

O foco principal das atividades desenvolvidas no Laboratório é a ecologia e conservação de espécies da megafauna marinha, em especial de mamíferos e tartarugas marinhas. Além das atividades de ensino na graduação e Pós-graduação, diversos projetos desenvolvidos pelos professores deste Laboratório nos Oceanos Atlântico Sul-ocidental e Austral têm fomentado a formação de recursos humanos e a produção científica de qualidade.

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas são: 1. Monitoramento dos encalhes destes organismos no litoral do RS; 2. Influência de parâmetros oceanográficos e fisiográficos na distribuição, composição, abundância e ecologia trófica dos componentes da megafauna marinha em ambientes polares e subtropicais; 3. Interação de tartarugas e mamíferos marinhos com atividades pesqueiras; 4. Ecologia trófica de tartarugas e mamíferos marinhos; 5. Genética populacional de tartarugas e mamíferos marinhos; 6. Ecologia e conservação dos botos no estuário da Lagoa dos Patos. 7. Ecologia e conservação da toninha.

O Laboratório conta com importante infraestrutura instalada e com a atuação dos Professores Eduardo R. Secchi, Silvina Botta e Luciano Dalla Rosa, além de pós-doutorandos, bolsistas técnicos e alunos de graduação e Pós-graduação.

Para acompanhar mais (Instagram): @ecomegafurg